São Francisco, California

Golden Gate Brigde | foto: banco de imagens
Golden Gate Brigde | foto: banco de imagens

Entre Colinas, manhãs nebulosas e céu azul, São Francisco encanta pela arquitetura, geografia, música, cultura, gastronomia, parques e passeios. Tem como cenário o mar do Pacífico, ladeiras, artistas de rua, prédios que contrastam com as casinhas coloridas vitorianas, museus importantes e uma das maravilhas do mundo: a Golden Gate Bridge.

No bairro gay Castro, há bandeiras por todos os lados, restaurantes, bares e baladas descoladas! Há programação para o dia inteiro! Não deixe de visitar o GLBT History Museum, o primeiro museu da história gay do país e a Harvery Milk Plaza, que recebeu o nome do primeiro político Americano assumidamente gay.

Em Castro há o bistrô Frances (comida californiana), comandado pela chef Melissa Perello, premiada com uma estrela do Guia Michelin por seu delicioso jantar. No menu, sabores brilhantes e sazonais com texturas sofisticas. Comemos um ceviche de entrada e um peixe branco ao molho de leite de coco, ambos deliciosos! O restaurante só trabalha com reservas, faça pelo site com antecedência pois é bem concorrido.

Bairro Castro | foto: Wikipedia
Bairro Castro | foto: Wikipedia

Junho é o mês do Orgulho Gay! O Gay and Lesbian Film Festival, é o mais antigo e maior festival de cinema GLBTS, com participação de 30 países e duzentas exibições na segunda metade de junho.

O Dyke March and Pink Saturday: cerca de 50 mil lésbicas, bissexuais e transgêneros se encontram no Dolores Park as 19h30 e seguem até Castro St. no “Sábado Rosa”, ultimo sábado de junho.

A Lesbian, Gay, Bissexual and Transgender Pride Parade: ninguém faz uma parada como San Francisco no último domingo de junho, são 1,2 milhão de pessoas, sete palcos, toneladas de glitter, biquínis e mais rainhas do que se possa contar!

Parada Gay | foto: SF Pride
Parada Gay | foto: SF Pride

Selecionei alguns passeios que achei interessante:

– São Francisco de bike: recentemente foi implementado o sistema de bicicleta compartilhada na cidade, o Bike Share. São diversas a estações, onde você se associa no próprio local. A cada 30 minutos é necessário fazer um check in, caso ultrapasse, é cobrado um valor a parte pelo período adicional. Se você gosta de pedalar, pegue um mapa e vá conhecer a cidade! Foi o que eu fiz e super recomendo! Veja mais detalhes do programa no site.

– Golden Gate Bridge: deixe esse passeio para a parte da tarde, durante a manhã a ponte está coberta pela fog (neblina)! Você pode fazer esse passeio de carro, ônibus de dois andares (aqueles de tour) ou, para os esportistas, faça a travessia de bicicleta, alugue uma no Fisherman’s Wharf.

– Golden Gate Park: é considerado o maior trecho de vegetação urbana do país. Reserve uma tarde ou o dia inteiro se quiser conhecer boa parte do parque, ele é enorme! Há pontos para aluguel de bicicleta e skate. Do verão ao outono o parque recebe shows de graça, de opera ao festival Hardly Strictly Bluegrass.

– Embarcadero e os Piers: leões-marinhos, tubarões, um submarino da II Guerra, restaurantes de frutos do mar,  diversão em videogames do século 19 no Musée Mecanique.

– Alcatraz: os barcos para a ilha-prisão desativada partem do Pier 33, é melhor reservar com antecedência, pois a procura é alta!

– Chinatown: passeie pelos 150 anos de história da Califórnia.

– Union Square: na Powel com a Market St. você poderá ver os operadores girarem o bonde, lentamente a mão, sobre uma plataforma de Madeira (nada tecnológico). Se tiver tempo e paciência, há uma fila de espera de horas para dar uma volta no famoso Cable Car.

– Japatown: relaxe em banhos japoneses e exibição de filmes.

– Lombard Street: o passeio a pé, apesar da imensa subida, é mais interessante que o de carro. A vista de São Francisco do topo da rua é sensacional!

– Compras: há diversas lojas concentradas na Union Square e o Westfield Shopping Center.

Cable Car | foto: banco de imagens
Cable Car | foto: banco de imagens
Alcatraz Island | foto: banco de imagens
Alcatraz Island | foto: banco de imagens
Casas Vitorianas | foto: banco de imagens
Casas Vitorianas | foto: banco de imagens
Lombard St. e Chinatown | fotos: Wikipedia e banco de imagens
Lombard St. e Chinatown | fotos: Wikipedia e banco de imagens

Essas são apenas as principais dicas que achei bacana indicar dos lugares que conheci, caso queira mais detalhes do local, seria interessante ter um guia exclusivo da cidade ou acessar o Hotel California Blog, da querida Maryanne, que está repleto de informações.

Aliás, a Maryanne faz tours super-vip-personalizados, que comportam de 2-4 pessoas. A partir de roteiros pré definidos, é possível discutir as disponibilidades e adaptar cada passeio as necessidades de cada um ou cada grupo! Durante o passeio ela conversa em português ou inglês como preferirem, não só sobre a cidade, mas também sobre vários aspectos da cultura Americana. As dicas delas são ótimas!

Fizemos um passeio com a Maryanne para Napa Valley (falarei sobre Napa no próximo post da Califórnia), foi demais! Super recomendo! É uma delicia ir adaptando o tour de acordo com o que você deseja e o melhor, decidir quanto tempo você vai ficar em cada lugar, sem ter nenhum guia gritando para você voltar ao ônibus! 😉

Hotéis:

Hilton – O’Farrel Street: As instalações são ótimas e a localização incrível! Fica a uma quadra da Union Square. Possui um Starbucks no lobby do hotel o que facilita o café da manhã. (Foi neste hotel que fiquei.)

The Good Hotel:  Seguindo o conceito de hotel sustentável o The Good Hotel também utiliza materiais reciclados para a decoração do hotel, que é mais elegante do que parece. O hotel é moderno, amistoso e divertido. Está localizado perto do Civic Center Plaza e de muitos bares gays de SoMa.

The Parker Guest House: está entre os mais indicados Bed and Breakfast de São Francisco e fica localizado entre os bairros de Castro, Noe Valley and Mission.

Best Western Carriage Inn: Recém-renovado, o estilo vitoriano do Carriage Inn ficou ainda mais atraente! Este boutique hotel fica localização apenas a alguns quarteirões da Union Square e da famosa linha de bonde de San Francisco

Sempre fechamos as viagens com a Adviser Turismo, eles possuem serviços exclusivos e o atendimento é excelente!

Links Interessantes:

Por que São Francisco é a capital gay?

Blog Hotel California

SF Bay Guardian

SFGate

Deixe uma resposta