Romance na Itália: 7 destinos imperdíveis!

A Itália é um país surpreendente e cheio de encantos, é um destino muito procurado por casais apaixonados que desejam fazer uma viagem romântica. É um país que você encontra desde praias paradisíacas, castelos no meio de vinícolas com vistas deslumbrantes da Toscana, cidades agitadas com o seu encanto especial, ilhas de tirar o fôlego, aventuras… São destinos diversos para o perfil de cada casal.

Na Itália já está aprovada a lei que legaliza o união homossexual, porém o casamento homoafetivo ainda não é aprovado, neste vídeo do canal “Conselhos que meu amigos não quis”, o Marcos Gallão explica essa diferença.

Selecionamos alguns destinos mais procurados da bota para uma viagem a dois, cada um com o seu encanto e suas características.

VENEZA – Por muitos, considerada a cidade mais romântica do mundo. É possível se perder por suas ruas e vielas, no caminho encontrar um restaurante típico ou um barzinho com o famoso aperitivo veneziano, aproveite para desfrutar a bebida típica da cidade, o famoso Aperol Spritz.

Que tal uma tarde de puro romance? Desfrute de um passeio de gôndola pelos canais. Se for estilo esportista e aventureiro, aproveite um tour pela cidade remando em um stand up paddle, é uma experiência única! Indicamos a Eliana da SUP in Venice, que nos acompanhou no tour.

Veneza | foto: Happy Together, Alê D’Antonio

Também é possível aproveitar um dia para conhecer as ilhas de Murano e Burano e, voltar a Piazza San Marco para aproveitar um lindo pôr do sol.

VERONA – A cidade dos apaixonados! A histórica cidade de Romeu e Julieta, é repleta de palácios, pontes e rua encantadoras.

A muito visitada Casa di Giulietta, está localizada em uma vila, onde também há o hotel Il Sogno de Giulietta, os hospedes do hotel tem livre acesso a vila, até mesmo quando está fechada ao público geral (existem horários restritos de funcionamento da vila ao público geral). Durante esse horário exclusivo aos hospedes do hotel é possível contratar um jantar romântico especialmente a dois que é montado no meio da vila, MARAVILHOSO! Ótima opção para quem deseja fazer um pedido de casamento especial!

Vila di Giulietta, Verona | foto: Happy Together, Alê D’Antonio

Fiquem ligados na agenda de espetáculos da Arena di Verona, os eventos na arena a céu aberto são imperdíveis. Em outubro, é mês do Opera On Ice, onde montam uma pista de patinação de gelo para o espetáculo que une grandes artistas da patinação como Carolina Kostner e Stéphane Lambiel, cantores famosos e uma orquestra de tirar o fôlego!

Em Verona é possível de apaixonar em cada esquina, aproveite ótimos restaurantes, as ruas com lojas de grife, a linda ponte Scaligero e o panorama da cidade imperdível a partir da Piazzale Castel di San Pietro!

VERNAZZA – A cidade é uma das queridinhas do trecho Cinque Terre, na Liguria. Ali você está frente a belíssima natureza que o local propõe, no verão é uma região bem disputada, mas toda a beleza dessas cinco terras compensa!

Vernazza | foto: Happy Together, Alê D’Antonio

Entre as cinco terras, Monterosso Al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore é possível percorrer por trilhas, trem ou barco. O sentiero Azurro, é nome sugestivo pela alusão à cor do mar que envolve esta trilha que soma aproximadamente 12km, cada travessia de terra é possível apreciar uma diferente e incrível vista da costa.

O trecho mais famoso é o “Via dell’Amore”, de Riomaggiore a Manarola, essa passarela de pedra é linda e cheia de frases de amor escritas pelos mais famosos poetas românticos da literatura mundial. E, no final da trilha, já chegando em Manarola, os apaixonados jogam as chaves de seus cadeados no mar.

Se você tiver tempo, aproveite para estender até a pitoresca Porto Venere e ao paraíso Portofino.

ROMA – Apesar de ser uma capital agitada, Roma além dos tradicionais pontos turísticos como o Coliseu e Forum Romano, tem alguns pontos especiais Um deles é o Parque Savello sull’Aventino, que é conhecido como “Giardino delle Aranci”. Outros pontos que valem a visita é a subida a cúpula da Basílica de San Pierto (se você não for claustofóbico), a visita é Gianicolo, com uma vista de Roma, e claro, a Fontana de Trevi.  Na via di S. Giovanni in Laterano, atrás do Coliseu, você encontra diversos bares gays, não deixe de ir no Coming Out, comidas e bebidas maravilhosas!

Coming Out, Roma | foto: Coming Out

Caso queira fazer um lindo passeio de carro pela Toscana, é possível sair de Roma seguindo a rota de Chianti com destino a Firenze, você pode ir parando nas cidadezinhas no caminho para almoçar, degustar um vinho ou conhecer um castelo que pode aparecer no meio do nada! 🙂

FLORENÇA – A capital italiana da pintura! Da Piazzale Michelangelo um belo panorâmica da cidade! Firenze possui um extraordinário patrimônio artístico, herança de sua civilização secular. Feche os olhos e pense numa obra de arte. Muito provavelmente ela estará exposta na Galleria degli Uffizi. Aproveite um passeio pela Ponte Vecchio ou uma caminhada pela Piazza Del Duomo. Um dos caminhos mais românticos, no entanto, está na via dell’Erta Canina, uma antiga estrada só acessível para pedestres e com pouca movimentação. O caminho é repleto de campos, muros naturais e casinhas bem antigas. Visite o mercato centrale, no piso superior é replete de restaurantes com diversas comidas típicas da região.

Piazzale Michelangelo, Florença | foto: Happy Together, Alê D’Antonio

SAN GIMINIANO – O charme da cidade medieval localizada na bela paisagem do vale Elsa. San Giminiano é visita obrigatória na Toscana, a cidade é famosa em todo o mundo pelas suas torres e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Não deixa de ir na Gelateria del Dondoli, e provar o sorvete que já foi eleito como o melhor do mundo!

Panorama de San Giminiano | foto: Happy Together, Alê D’Antonio

SORRENTO – Localizada na estonteante Costa Amalfitana, Província de Salerno na região da Campania, Sorrento é uma das cidades mais famosas da costa que também serve de partida para as outras praias. De lá, é possível percorrer de carro ou lambreta por Positano, Amalfi, Praiano e Ravello. O passeio pela estrada por si só já é belíssimo. No porto também é possível pegar um aliscafo com destino as ilhas de Ischia e a famosa Capri. Sepere um dia para conhecer cada cidadezinha e cada praia, é imperdível!

Sorrento | foto: pintrest
Via Krupp, Capri | foto: Happy Together, Alê D’Antonio