Gabi & Fabia

Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda

Nós somos Gabi e Fabia, de São Paulo capital. Gabi tem 23 anos e é formada em audiovisual. A Fabia tem 38, é jornalista e também trabalha com vídeo… Então foi assim que nos conhecemos, no trabalho em 2012. Desde a primeira vez que trocamos olhares já rolou um clima, mas como estávamos em ambiente de trabalho, demorou pra rolar alguma coisa. Logo que começamos a namorar percebemos o quão somos parecidas e como era incrível estarmos juntas e compartilharmos os momentos fáceis e difíceis das nossas vidas. A gente nunca briga, somos super companheiras, nos divertimos e damos risadas juntas, amamos viajar e por isso temos um blog de viagens. Em 2014 nós percebemos que eu estava pagando aluguel de besta, já que vivia o tempo todo na casa dela, então decidimos que eu oficialmente mudaria para lá. Já estávamos vivendo uma vida de casadas, uma vida muito boa e feliz por sinal.

O sonho da Gabi SEMPRE foi casar. De noiva, com tudo o que tem direito, bolo, buquê, madrinhas, festa. Desde adolescente já sonhava em casar de noiva com aquela que seria a mulher da vida dela. Mas, por outro lado, a Fabia nunca quis casar. Era meio contra essa coisa tradicional, achava brega, caro, desnecessário… Mas um dia, a Fabia do nada pediu pra casar com a Gabi, e ela literalmente quase morreu do coração, e de susto!!! Ela foi muito fofa, disse que apesar de nunca ter tido vontade sabia que era o sonho da Gabi e por isso fazia questão de realizá-lo. Isso foi muito lindo e nós achamos que se entregar a alguém, que entrar em um relacionamento é saber fazer concessões pelo outro, mudar os pontos de vista e as prioridades de vez em quando pra realizar o sonho do seu grande amor. <3

Primeiro casamos no civil, no dia 18 de outubro de 2014. Foi tudo muito simples e fácil – desde a entrada do pedido no cartório até a cerimônia mesmo. Fizemos no 14o Cartório do Butantã. Estavam presentes nossos pais, irmãos, padrinhos e madrinhas (que no fim, são nossos amigos mais íntimos). Foi super emocionante assinar o “contrato” de casamento, e ter as certidões de casamento com nossos nomes é uma sensação maravilhosa de vitória e orgulho não só pra nós duas, mas pra muitos casais homoafetivos. Sempre estamos exibindo nossas certidões por aí, rs.

Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda

Então, começamos os preparativos pro casório tradicional… Queríamos uma festa com tudo o que temos de direito – mas claro, tinha que caber no nosso orçamento apertadinho. Fizemos várias coisas nós mesmas pra economizar! Como tudo em nossa vida, escolhemos cada detalhe juntas, pensamos todos os conceitos pra que tivessem os nossos estilos misturados. Vocês não imaginam como duas noivas juntas enlouquecem todos ao seu redor… Brincadeira! Eu e a Fabia somos muito diretas e decididas, e fomos elogiadas por todas as pessoas que fizeram algo do casório pra nós, por sermos noivas tranquilas e que não dão trabalho e nem surtam, rs!

CONVIDADOS: A tarefa mais difícil de todas é fazer a lista de convidados. Primeiro porque nosso orçamento permitia uma festa pequena, de 150 convidados… E só as nossas famílias já são imensas. Como somos completamente assumidas, a gente convidou as duas famílias inteiras (e ver quase todo mundo lá deu uma felicidade danada na gente…). Então, tivemos que pegar as vagas remanescentes e escolher amigos muito próximos pra ocupar… Isso foi difícil, temos muitos amigos queridos, é complicado deixar de fora. Pedimos para as pessoas confirmarem ou não faltando 1 mês pro casamento, e assim deu tempo de colocar quem tinha ficado de fora no lugar daqueles que não puderam comparecer!

OS VESTIDOS: compramos pela internet, mandamos as medidas e quando chegaram no Brasil fomos na Ellegancy Costuras ajustar. Fazendo assim os valores ficaram ótimos – e ambos os vestidos são muito bonitos com alta qualidade de materiais. Sim, escolhemos juntas, ajustamos juntas, nos arrumamos pro casório juntas… Afinal a superstição diz que dá azar se o noivo vir o vestido da noiva antes, e aqui não tinha noivo nenhum!

TOPO DO BOLO: Era muito importante ter um topo de bolo personalizado com duas noivinhas, e acredite, é praticamente impossível encontrar pra comprar já pronto. Não achamos nem na Rua 25 de Março, uma opção era mandar fazer de biscuit, mas a gente não estava gostando muito… Foi aí que decidimos fazer com o pessoal do I-Pat Design e Artesanato, de uma maneira diferente! Mandamos a arte que a gente fez (que é o logotipo do documentário que estamos fazendo sobre o casamento homoafetivo no Brasil, o Vestidas de Noiva!), eles cortaram no MDF a laser, e pintaram de roxo – a cor principal da festa. Ficou incrível, não podia ter ficado mais a nossa cara, delicado e especial. O pessoal do I-Pat faz vários objetos cortados a laser personalizado, e eles estão pensando em começar uma linha de topos de bolo para casais de gays e lésbicas, pois se empolgaram com o nosso casamento! Tomara que eles façam mesmo! 😀

BOLO CENOGRÁFICO: compramos na Rua 25 de Março e também personalizamos com fitas de cetim roxas.

CONVITES: Fizemos o design e imprimimos em casa no papel Collor Plus. Uma coisa diferente que fizemos: colocamos os nomes ou apelidos dos amigos nos convites, de um jeito mais informal.

LEMBRANCINHAS: fizemos mini vazinhos de suculentas e cactus, com uma plaquinha personalizada (da Monster High, diga-se de passagem!). As flores compramos no CEAGESP, os vasos e plaquinhas também na Rua 25 de Março. A mãe da Fabia ajudou a fazer as lembrancinhas, isso foi muito importante e emocionante pra nós!

NOMES NAS BARRAS DOS VESTIDOS: escrevemos em fitas de cetim branca e alinhavamos nas barras… Como somos duas noivas, a gente quis colocar o nome de todos os amigos que queria arranjar um amor – meninos e meninas, héteros, bi ou homossexuais, mais novos, mais velhos, solteiros, divorciados… 😀

FESTA DE CASAMENTO: Como tínhamos menos grana, optamos pelo Mini-Wedding, que é mais econômico e também mais íntimo. Casamos em São Paulo no dia 23 de janeiro de 2015, no Espaço Quintal. O serviço deles foi perfeito por um preço muito justo e todo personalizado. Comidas, decoração, música… Tudo estava do jeito que queríamos e já incluído no pacote, então foi menos coisa pra nos preocupar! Eles nunca tinham feito um casamento de duas meninas, e todos os funcionários estavam muito felizes com esse momento e nos trataram como duas princesas. Nossas famílias estavam presentes, a cerimônia foi lindíssima, depois a galera se acabou de comer, beber e dançar… Eu e a Fabia nos sentimos completamente amadas por todos, e o nosso amor estava tão grande naquele momento que parecia explodir! Nas fotos dá pra perceber as nossas caras apaixonadas… Foi com certeza um dos dias mais marcantes das nossas vidas.

CABELO E MAQUIAGEM: Fizemos com parentes nossos que são cabeleireiro e maquiadora, assim economizamos e tudo ficou bem lindo e íntimo.

CERIMÔNIA: Os pais da Gabi entraram juntos, a mãe da Fabia entrou com um primo (pois o pai já é falecido), depois entraram os padrinhos e madrinhas, e por último as duas noivas juntas. A gente optou por entrar juntas por uma série de motivos, mas principalmente porque a gente não queria estabelecer uma relação de uma ficar esperando pela outra, como se fosse o noivo do casamento hétero… Fazemos tudo juntas, somos grudadas, estamos sempre lado ao lado! Começou a cerimônia, a celebrante foi uma grande amiga nossa, Aninha de Fátima. Ela começou falando por uns 8 minutos o discurso mais lindo do mundo. Foi legal porque como ela nos conhece bem e por isso foi uma fala muito pessoal e nada padronizada. Todos os convidados se afogaram em lágrimas!

VOTOS: Depois da fala da Aninha, foi o momento de trocarmos os votos. Os votos de cada uma foram as únicas coisas que fizemos sozinhas, sem a outra saber! Foi emocionante, muito difícil segurar o choro! Ouvir do amor da sua vida palavras tão lindas, na frente de pessoas que são importantes pra vocês faz com que você se sinta a pessoa mais especial e amada do mundo. Dá pra vocês lerem os votos completos das noivas nesse link aqui, do site do Vestidas de Noiva

Depois trocamos as alianças, a cerimônia acabou, fizemos muitas fotos e nos jogamos nos braços dos nossos amigos e familiares pra celebrar muito o nosso amor!

Uma das coisas mais legais do nosso casamento é o fato de que não estamos guardando ele só pra nós duas. Nós fazemos questão de gritar pro mundo todo que nos amamos e mostrar pra outros casais homoafetivos que eles também podem se casar no civil se tiverem vontade, que também podem fazer uma festa tradicional para realizar um sonho de jurar amor eterno. Por isso, nós estamos juntas dirigindo um documentário sobre o casamento homoafetivo no Brasil, chamado VESTIDAS DE NOIVA. O Vestidas de Noiva acompanhou todo o processo do nosso casamento, e vai trazer também entrevistas com pessoas muito importantes para a causa LGBT (como Luciana Genro, figura política relevante, o Juiz e o Promotor que fizeram o primeiro casamento homoafetivo do Brasil antes da norma federal, entre muitos outros) e outros casais homoafetivos que já se casaram ou estão planejando. A nossa idéia é quebrar preconceitos, mostrar a diversidade que existe dentro da comunidade LGBT e reforçar o direito que temos de nos casar. E claro, espalhar o amor!

Vestidas de Noiva tem previsão de lançamento para Setembro de 2015. Depois, o filme irá para a íntegra no seu canal do youtube. A ideia é que nesse mesmo canal a gente também coloque vídeos extras, como as entrevistas na íntegra, um clipe da cerimônia completa do nosso casamento e etc. 🙂

Quem tiver interesse pode saber mais sobre o projeto, acompanhar as novidades e ver mais fotos do nosso casamento no site e redes sociais!

www.vestidasdenoiva.com.br
facebook.com/VestidasDeNoivaDocumentario
instagram: @vestidasdenoiva

Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda
Foto: Ivson Miranda

 

Deixe uma resposta