5 Dicas essenciais para não errar na escolha do seu vestido de madrinha

Conversamos com a estilista Fernanda Moura sobre as 5 principais dicas para ajudar na escolha dos vestidos de madrinha de casamento.

Noivas e Noivos, aproveitem para indicar esse post para as suas madrinhas 😉

1 . Quando os noivos escolhem um padrão:

Antes de começar a pesquisar por um vestido para ser madrinha de um casamento, é importante conversar com a noiva ou noivo para ver se eles tem alguma preferência específica. Alguns não escolhem cor, só pedem para não usar o tom das mães dos noivos e alguns deixam as madrinhas mais a vontade, mas é sempre bom perguntar antes de começar a pesquisar o seu vestido.

Os noivos que gostam de definir padrões para os vestidos das madrinhas fazem isso com a intenção de formar um altar mais harmonioso e pensando nas fotos também que ficam incríveis. Às vezes, escolhem todos os vestidos das madrinhas no mesmo tom ou várias nuances de uma cor só, criando um efeito degrade lindo, principalmente nas fotos. Tons pastéis e tons de rosa para madrinhas são tendências que já vem há algum tempo e continuam em alta.

Também pode acontecer dos noivos escolherem uma estampa específica ou uma paleta de cores, e as madrinhas escolherem dentro dessa paleta qual elas preferem. Além desses padrões de cores, eles podem escolher um padrão de modelos também, ou seja, todas as madrinhas com o mesmo modelo de vestido. “Essa opção é mais usada em outros países, eu acho um pouco complicada porque é quase impossível, ter um único modelo que fique bem no corpo de todas as madrinhas”, comenta Fernanda.

Madrinhas em tons de rosa no casamento da modelo Ana Beatriz Barros. (Foto: site Vogue.com)

2 . Se sentir bem com a sua escolha:

É sempre importante respeitar o desejo dos noivos, mas tão importante quanto isso é você se sentir confortável e feliz com o seu vestido. Pensar no que fica melhor no seu tipo de corpo e tom de pele pode ajudar a te deixar mais segura no altar. Existem muitas formas de achar um equilíbrio entre a escolha dos noivos e o que fica bem para cada madrinha.

Quando os noivos escolhem madrinhas com vestidos estampados, por exemplo, para quem está um pouco acima do peso é melhor escolher estampas menores e com fundo mais escuro, as estampas grandes e claras costumam aumentar.

Outro exemplo, é quando os noivos escolhem tons pastéis para as madrinhas, se você não fica bem nos pastéis muito claros ou se sente desconfortável, você pode optar por um pastel com um pouco mais de presença de cor, não precisa ser aquele pastel tão aguado!

Exemplos de paletas tons pastéis:

 

Madrinhas do casamento da Mica Rocha em tons pastéis. (Foto:Reprodução/Instagram)

3 . Estilo do Casamento:

Outro fator importante é o local e o horário do casamento. Cada casamento tem um estilo diferente e as madrinhas precisam estar de acordo para não destoar. Depende muito do local, se será no campo, cidade, praia ou igreja.

Casamentos de dia pedem vestidos mais leves e alegres, casamentos à noite pedem algo mais sofisticado, às vezes com bordados e brilho.

Casamento de dia em um Rooftop na cidade (Foto: site Brides.com)

 

Casamento à noite na cidade (Foto: site Weddingomania.com)

4 . Acessórios:

É importante ter muito critério nas escolhas dos acessórios. Quando o vestido já chama atenção por si, é mais seguro escolher acessórios um pouco mais discretos e menores, como um brinco ponto de luz, por exemplo.

Muito cuidado com colares e brincos quando usados juntos. Precisam ter muita harmonia para não pesar. Na dúvida é melhor apostar só em um brinco e um anel (ou pulseira) que combine com todo o resto.

As Clutches não são obrigatórias para as madrinhas, mas caso prefira usar uma, precisa conversar com o seu vestido. Mas isso não quer dizer que a clutch precisa ser da mesma cor do vestido. Cores metalizadas como prata escuro e ouro velho costumam ser mais fáceis de combinar.

 

5 . Bom senso para não errar:

“A madrinha deve estar deslumbrante e honrar seu lugar no altar, mas tem que ter muito cuidado para não aparecer mais que a noiva”, diz Fernanda.

– Cuidado: Vestidos muito claros podem ficar parecidos com o da noiva, principalmente nas fotos por causa da luz do flash. Por isso atenção com os pastéis muito claros e tons de bege e cinza. No caso de casamento de mulheres onde as mesmas optam por vestidos, o branco e off white são proibidos! A não ser que seja uma escolha delas liberar o branco para todos!

– Preto pode? Sim! Desde que os noivos estejam de acordo. Antigamente existia esse tabu com vestido preto para madrinhas por ser associado ao luto. Felizmente hoje em dia as noivas e noivos estão mais abertos à ideia. Não custa nada perguntar para não causar problemas.

– Cuidado com o comprimento: É comum madrinhas usarem vestidos longos. Consulte os noivos caso você prefira um midi ou outro comprimento diferente.

Fernanda Moura Atelier:

(11) 98346 4064

Email: fernanda@fernandamoura.com.br

atendimento@fernandamoura.com.br

Site: www.fernandamoura.com.br

Endereço: Avenida Copacabana, 177 – sala 25, 18 do Forte – Alphaville